Segunda-feira, 20 de Abril de 2009

Hoje encontrei um artigo no Expresso Online sobre uma menina chamada Marta, que sofre de leucemia e necessita de um transplante de medula óssea.

 

Esta historia fez-me lembrar uma história em tudo semelhante, a história de Inês Botelho que tal como a Marta necessitava de um transplante de medula óssea e apelou á solidariedade do povo português. Mas infelizmente ela não conseguiu vencer a doença.

 

Eu, como boa pessoa que penso que sou, gostava de fazer o meu contributo e voluntariar-me como dador de medula óssea mas até hoje tinha muito medo do que é que isso poderia significar. Tinha medo da dor que poderia vir a sentir caso fosse "escolhido" como dador. Sou espectador assiduo do Discovery Chanel, Odisseia, séries como o Er- Serviço de Urgência, Dr.House e tudo isso e sempre vi retratado nesses canais e séries de televisão que a doação em si era muito dolorosa. E isso influenciou-me muito e tenho a certeza que influencia muita gente que tal como eu não é lá muito fã de agulhas e dor.

 

Mas no entanto a vontade de ajudar está em mim e o que fiz foi pesquisar sobre o assunto, como é que a recolha é realmente feita.

 

E foi então que encontrei o site do centro de Histocompatibilidade do Sul e fiquei exclarecido. Na realidade antes sequer de haver uma recolha de medula óssea, há uma simples análise do sangue, e uma análise eu aguento. Mas no caso muito remoto mas possivel de haver alguem compativel comnosco, seremos notificados e temos a opção de avançar com a doação ou não, seremos então sujeitos a mais alguns exames médicos para ser confirmar a compatibilidade.

 

Somente no caso de a existir uma compatibilidade é que há uma recolha da nossa medula óssea que pode ser feita de 2 formas diferentes: Sermos ligados a uma máquina que irá retirar as células que são necessárias para o implante ou fazer a famosa recolha directamente dos ossos da nossa bacia, mas com uma bela de uma anestesia lol.

 

Por isso para aqueles que não são dadores somente porque têm medo da possivel e remotador que poderam vir a sofrer, não tenham medo porque já não vivemos no século XIII e já inventaram a anestesia para o bem dos nossos pecados.

 

Infelizmente, por agora, não posso ser dador mas no caso Tu possas ser dador e salvar uma vida, porque não?

 

http://www.chsul.pt

 

http://aeiou.expresso.pt/solidariedade-no-facebook-para-ajudar-menina-com-leucemia=f509787

 

 



publicado por Marco às 21:27 | link do post | comentar

mais sobre mim
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

...

Mentiras ou mentirinhas

Encontro à filme

Cansado e todos os seus s...

De perguisoso a workaholi...

E assim se passou 1 ano!

...

Circuncisão reduz risco d...

Tão importantes e nada pe...

Independente.

arquivos

Dezembro 2010

Junho 2010

Dezembro 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Maio 2008

Abril 2008